sexta-feira, 19 de setembro de 2008

patine

Não gostam da velhice?
Amo-a, vou morrer de saudades dela.
Quando tinha doze anos, em África, existiam coisas cuja falta me pesava: a chuva das noites de Natal na Baixa, colorida e iluminada, e o ruído dos autocarros verdes de dois andares ao passarem grandes e desajeitados no granito molhado.
Mas, sobretudo, morria de saudades da velhice das casas e paredes de Lisboa. Sonhava com o dia em que a iria afagar com os olhos...
Adoro velhos bairros, onde se entra em lojas perdidas no amarelo dos calendários, em que nada foi vendido e tudo por nós espera, protegido por uma fina farinha de anos... É assim, longe da música, que encontro a beleza do tempo.

A minha casa é velha.
Antiga? Não. É velha... mesmo.

É a casa dos meus sonhos.
.

50 comentários:

João Roque disse...

Velhas situações, coisas velhas...são como as pessoas velhas: dão-nos ou transmitem-nos sempre algo de novo.
Que foto assombrosa...
Abraço.

Violeta disse...

eu também...
Felicidades!

Rocket disse...

pinguim

sempre algo de novo.

abração

Rocket disse...

violeta

obrigado.

beijos

Anónimo disse...

Conmoves-me meu amigo .... como eu te compreendo, tira Africa ... põe America do Sul ... viví em muitas casa, mas daquela que guardo nostalgias é da mais antiga, velha ... mesmo ... como tu dizes ...

Abração forte

Leonor disse...

Mano (confirma-se que somos :))

Coisas velhas e pessoas velhas que são uma companhia renovadamente fascinante.
Já tive uma pega feia por querer comprar uma velhinha cadeira de madeira, com a tinta branca a saltar e a palhinha corroída. Achei que era linda e que um estofo bem moderno faria milagres.
Fiquei sem ela.
As casas velhas têm personalidade, os apartamentos de hoje são todos iguais.
A Lisboa velha é apaixonante e altamente fotografavel ;)
E os alfarrabistas? Para mim são a caverna dos tesouros ...
Beijuka

Leonor disse...

AAiiiiii, os sons do Tejo ...
Isto é tão lindo ...

DALAPA disse...

Do velho ... se faz novo.....
E tem outo encanto...

xi

Dida Prazeres disse...

Ui...tanta nostalgia...e ainda não partiste!!!(3ª?!... Snif...Snif...)
Encanto pela velhice...em casa dos meus pais havia um cântaro de cobre (herança dos meus bisavôs). Toda a riqueza dessa peça, residia exactamente na sua bela patine. Um dia deparei-me com o dito objecto, brilhante a reluzir como se novo fosse...
«-Não está lindo? vai ficar assim para sempre!Recebeu um tratamento...
-NÃO, não está! Ficou completamente estragado...»
Enfim...
Beijos!

Gi disse...

Esperemos que a casa dos teus sonhos não patine antesde ti ... de tão velha que está.

Rocket disse...

leo

gostamos de coisas que retéem memória...

abração

Rocket disse...

mlee

caverna de tesouros é o meu covil... : )

bjuka, mana

Rocket disse...

mlee

lembrei-me de ti...

vou terça, 11h00...

Rocket disse...

dalapa

eu cá...serei sempre novo enquanto...

http://rocket-slavetotherhythm.blogspot.com/2008/07/fnix.html


abração

Rocket disse...

dida

compreendo-te...

beijos

Rocket disse...

gi

existem coisas velhas que duram séculos. eu, por exemplo.

Pearl disse...

Compreendo-te ... esse tipo de "magia" encontras-se em Lisboa, adoro-a por isso tambem!

beijo no ombro!

Rocket disse...

pearl

é verdade..agora só de 4 em 4 meses...

beijo nas costinhas

Helluah disse...

Paizinho... aqui o rebento está curiosa para saber onde vais

Vitória disse...

Eu adoro Lisboa e toda a parte antiga, vivo num velho bairro e tem o seu encanto.;)

Beijo doce meu

gabrielle disse...

Eu tb gosto de cidades velhas, bairros antigos, quanto á casa sou como os bichos, e citando Vitorino Menésio: "A minha casa. . . Mas é outra a história: Sou eu ao vento e à chuva, aqui descalço, Sentado numa pedra de memória."

magnifico beijo

Maísa disse...

Nota-se a nostalgia por aqui.
Amigo lindo, a tua casa esperará por ti assim como Lisboa também.
Pelo que contas não estarás por cá no Natal, mas estarás bem concerteza . 4 meses passam e tu com o trabalho que irás ter nem darás por isso.
Eu continuo a ser eclética, gosto de casas antigas, mas também gosto das modernas, e gosto bastante dos sons do Tejo.
Vamos lá a animar, senão fico também eu, tristinha.
Beijinhos bués.

DALAPA disse...

Não me referia a ti.......
É sempre possivel recuperar o antigo..... e dar-lhe encanto....

Eu gosto imenso de o fazer....

Abraço

Safira disse...

Tudo tem o seu encanto, quando o seu encanto nos toca. Velho ou novo, se tem a nossa marca, se está marcado em nós.

Sabes que eu e Lisboa, é aquele não mix, mas admito que se tivesse amarras aqui pensaria de igual forma e até acabasse por achar encantadora a maldita calçada portuguesa.
Beijo grande

Su disse...

eu morro todos os dias....gostando.................

jocas maradas

Gata Verde disse...

No fds passado eu, o Rafeiro e a Atlantys fomos à descoberta dessa Lisboa "velha". Encontrámos recantos e lojas encantadoras...

bjs

Maria Manuela disse...

A tua casa também é a casa dos meus sonhos

Aliás a tua casa é a casa dos sonhos de qualquer pessoa que goste de viver em Lisboa !!!

:D

beijos, meu anjo

Unknown disse...

A minha casa de sonho é um solar antigo onde o sol entra pela janela logo de manhã cedo, por entre as suas janelas altas e as suas abóbadas recortadas. A minha casa no Alentejo é assim, talvez por isso às vezes me sinta a sufocar nas novas construções.Se pudesse trazia a minha casa para aqui e ficava eternamente a olhar para ela, só para matar as saudades.
A música é linda, transmite plenamente o significado da palavra nostalgia... Sou dada a antiguidades, a coisas velhas que cheiram história e que me ensinam formas de sentir muito diferentes das que me rodeiam. Mais profundas e verdadeiras.

Um beijinho grande

O Pinoka disse...

Basta ser a tua casa. Nem que estivesse a cair.
Um abraço e bom fim de semana

Rocket disse...

helluah

áfrica...

beijos, filhota

Rocket disse...

vita

eu ADORO lisboa... e tudo o que nela é velho...

beijo, meu docinho

Rocket disse...

gabrielle

ainda hoje ouvi algo assim, com um conteúdo similar.
mas a minha casa tem-me proporcionado muita felicidade, mesmo em alturas menos boas. é um espaço muito branco, solar, positivo, glorioso por vezes...

beijo

Rocket disse...

toyinha

não é tristeza... é tranquila doçura das coisas...

ainda bem que gostas. o compositor é meu amigo, e um homem admirável.

beijos, bués, querida

Rocket disse...

dalapa

também é. mas gosto tanto da poeira dos espelhos, podem lá escrever o nosso nome... : )


abração

Rocket disse...

sapphire

ahahaha

a calçada portuguesa: o pesadelo dos saltos altos...
sabes que dissuadi alguém de comprar um restaurante numa zona devido a esse pormenor?

bjinhauuu

Rocket disse...

MM

vens viver para cá com a minha filha, enquanto eu não estou cá : )

beijos, amor

Rocket disse...

su

sendo a vida uma doença mortal, que a morte seja boa... é bom morrer assim...

jmas

Rocket disse...

gata verde

já dei enormes caminhadas em lisboa. dias inteiros. desde o campo pequeno até belém, a pé, e voltar. é uma sensação única.

bjinhau

Rocket disse...

zabour

como te percebo...

em relação à música, escrevi isto aqui, em junho, quando ele lançou o dolce barroco:

"Sons do Tejo um dia forrará um filme. E nesse dia talvez o mundo conheça, ou adivinhe, a excelência de ser humano que é Silvestre Fonseca. Um dos nossos melhores portugueses."

beijos

Rocket disse...

o pinoka

bem... já tive casa que não gostava, de todo. esta amo-a... acho que sempre quis uma casa assim.


abraço

Tá-se bem! disse...

Agora é que me lixaste mesmo.. :| Estes sons do Tejo... Saudade.. velhice..

(e "um" já foi... Começa a a garganta a fazer um nó.. amanhã será "outro"...)

Abração

Rocket disse...

tá-se bem!

só vou terça.. e volto : )

abração

Vera disse...

Rocket, eu também gosto de casas velhas, lojas velhas, mercearias, casa de tecidos, retrosarias, bibliotecas, onde tudo cheira a história, a passado a muitas histórias para contar. Tal como a tua, também a minha casa é velha (para casa). Mas foi assim que quis, quisemos. Encontrar uma casa velha com divisões grandes e espaço, com história por contar que nós vamos e estamos a prolongar!
Bom fim de semana:)

Rocket disse...

vekiki

tem um encanto único, tudo isso, não é?

beijinhos

Anónimo disse...

Podem ser só coisas velhas mas eu prefiro dizer que são antigas!
Tenho coisas que pertenceram aos meus bisavós!
Tenho pena que aqui, em Portugal, não se dê valor ao belo, velho e valioso património que temos!
Casas, lojas,arte etc!
Bjs

J. Maldonado disse...

A África actual certamente não terá nada a ver com a que conheceste na tua infância...
De facto Lisboa é uma cidade espectacular, pois o seu lado antigo está bem conservado, apesar da fúria das novas construções de betão.

Helena disse...

Uiii aquelas chafurdiçes (?) que eu gosto!
Gosto tanto dessas saudades que fazem sorrir para dentro.
Aliás, cada vez estou mais fascinada com o "dentro".
Beijos de sábado para o meu querido Rocket man ;)

Rocket disse...

miriamdomar

sabes que vem cá muita gente que valoriza muito isto... e depois ficamos a ver navios...

beijinhos

Rocket disse...

maldonado

em isto aqui tem os adorados autocarros verdes de 2 andares...

mas lisboa é linda. das minhas cidades favoritas.

abração

Rocket disse...

laura

pois é. isto tem tudo a ver contigo...

beijo, top model