terça-feira, 7 de outubro de 2008

Quero beber da tua água...

....Foi o que ouvi. Quem o proferiu foi um dos membros da minha equipa, quando estratégicamente, lhe indiquei o meu adjunto para lhe tirar uma dúvida.
Esta gente quer mesmo aprender.
Cada dia de formação é acompanhado por mim atentamente, enquanto preparo a minha, bem grande, parte da estrutura de um dos maiores órgãos de comunicação social do continete africano.
Intervenho em alturas-chave, quando sinto que existe uma quebra de ritmo devido ao cansaço, ou quando tenho realmente algo a acrescentar.
E estou mesmo satisfeito.
Peguei numa equipa que se encontrava impreparada, abandonada e desmotivada pelos sucessivos atrasos do projecto e consegui transmitir-lhes a minha garra, visão e aquilo que os líderes a brincar temem ceder: conhecimento. Quero que eles saibam tudo. Quero-os bons. E, dia-a-dia, sinto a melhoria. E o entusiasmo, esse, nem falar.
Encontro-me em África, sim. Mas... não se iludam, estive à frente de várias poules, e esta, técnicamente, não fica a dever muito a algumas daí. Mostraram logo qualidades. A grande diferença é que aqui as pessoas comportam-se como a vegetação: querem crescer.
Leio o drama que é ser professor e formador em Portugal... Que diferença... aqui, adultos frequentam aulas do preparatório, e os jovens que estudam vão à escola fazer aquilo que qualquer estudante deveria cumprir: aprender.
''Quero beber da tua água''... Esta é que é a verdadeira sede de conhecimento.
Soube-me bem ouvi-lo, claro, mas julgo que qualquer professor em Portugal ficaria com um sorriso bem maior que o meu...

56 comentários:

Anónimo disse...

Essa é a tua maior virtude: a vontade de partilhar tudo o que sabes para contribuir para o "crescimento" de outras pessoas.

Parabéns meu querido amigo por seres quem és.

Beijão

Rocket disse...

liiinda

esta não conta... tão amiga minha como és...ehehehe

um beijo enorme de saudade, amiga

Su disse...

querer aprender..........eis tudo
...sede de................

jocas maradas menino sábio :)

DESIRE disse...

Acertaste! Fiquei com um grande sorriso triste! Sorriso pq é bom saber que em alguma parte do mundo há pessoas que querem aprender (ainda mais aí, que me é tão especial ao coração) e triste pq aqui raramente detectamos isso, quanto mais ouvi-lo...
Uma óptima semana ;)))
Beijos prometidos

Unknown disse...

Ui,bastava que os nossos alunos nos dissessem isso uma vez ao ano para a malta andar logo mais motivada,ai isso te garanto.
Tou a ver que tás a gostar, hum...Ouro sobre azul, o mestre no seu melhor. O semear para plantar, muito bem.

Beijinhos

Rocket disse...

su

é verdade...o conhecimento é o passo que se dá em frente... e para cima

jmas

Parisiense disse...

Ainda bem que te sentes motivado e isso devido aqueles que viveram anos na ignorancia por não terem nem onde nem com quem aprender.
Parabens e não te esqueças que o que deres com uma mão receberás com a outra.
Força.
Beijokitas

Vitória disse...

Ah, por momentos imaginei assim o querer beber algo que mata outra sede, mas não, é de conhecimento mesmo, se bem que tu numa e outra, tens conhecimento para dar e vender, eh eh

Que bom que estás feliz, e o sorriso fica-te tão bem.;)

Beijo doce meu

Rocket disse...

desire

portugal é um pais tão tristonho visto de longe...

beijos cometidos

Rocket disse...

zabour

eu sabia que escreverias algo do género... eu sinto o que se passa pore aí no ensino...

beijinhos

Unknown disse...

Eu disse "o semear para plantar?" Tou msm doidinha,eh,eh,eh...era mais para colher...é o k dá aturar putos doidos, fico como eles ;)

Rocket disse...

parisiense

eu não penso nessas coisas, tenho uma costela romãntica...

beijinhos

Rocket disse...

vitinha

isso é algo que nem sequer está nos meus horizontes, com as responsabilidades que me caem em cima...

stand by, linda...quem diria, né?

beijos, doce meu

Cristina Costa disse...

Sabes...
Aprender dá trabalho.
Aprender é um trabalho sem fim.

Aqui não há nem quem ensine nem quem queira aprender.
Ensinar dá muito trabalho e requer aptidão, empenho, dedicação e disciplina.
Os professores teus leitores que me desculpem, mas isso tá em vias de extinção em Portugal.
Já aprender é uma outra maçada... requer aplicar conhecimentos, que é como quem diz... TRABALHAR, mais uma vez com aptidão, empenho, dedicação e disciplina.

Fico contente que estejas a ver resultados positivos e q tenhas chegado na hora H, win/win situation, mas ... e sem querer ser o grilo falante, como é q achas que Angola vai reagir ao ponto de viragem? Ao ponto em que "já sabemos umas coisas, já temos bons profissionais dos nossos, já somos alfabetizados, corremos com a precariedade, temos empregos"... como é q vão reagir os Angolanos face á possibilidade de abrandarem um pouco o crescimento para terem os individuos particulares os seus luxozinhos? Como reage Angola ao seu próprio crescimento acelarado?
(Desconheço por completo a forma de ser dos Angolanos).
Chega-lhes ser bons, querem ser optimos, ou qd tiverem o seu BMW (ex.meio parvo talvez) vão explorar o desgraçado q vem n sei de onde?
É isto q questiono.
Observemos a China (mais uma comparação irreal decerto) mas e as contrapartidas do rápido crescimento económico?
Já tens algum feeling sobre estas questões?

Kiss aí p outro continente ;)

Rocket disse...

zabour


a malta entende...lol

beijinhos

Violeta disse...

Ainda bem que a experiência está a ser compensadora.
Bjs

Maísa disse...

Amigo, não direi um sorriso maior que o teu, mas proporcional no tamanho.
Um elogio, é motivo de brio profissional e responsabilidades acrescidas. é isso que eu gosto.
Eu nas idades que tenho, não tenho tido esse problema. Eles gostam de aprender, e eu tenho a tarefa de os estimular e de estimular-lhes o espírito critico e as responsabilidades.
é bom quando se gosta do que se faz. Eu começo a ficar muito desiludida com a minha profissão. Não tarda estou a dar notas no pré-escolar e a colocar rótulos também.
Isso é assunto de postagem ,meu amigo.
Beijinhos em ti e o resto já por cá canta á espera da viagem marcada.Não está esquecido.
Beijinhos, bués.

Rocket disse...

ambush

tudo o que de menos bom apontas deve-se á falta de ânimo, objectivos, projecto nacional, olha...queres milagres?

esse país precisa de um projecto de um objectivo...de algo...

e não tem.

angola tem um futuro.

em relação Às tuas interrogações, não sei, nem me interessa. se me perguntares pelo futuro das pessoas que lidero, é diferente. farei tudo para que seja o melhor.

aqui a reflexão que se faz é diferente, ias adorar, é-se mais...humano.

beijos grandes

Rocket disse...

violeta

está sim senhora

beijinhos

Cristina Costa disse...

Cito-te Eça de Queiróz,
"Portugal o que precisa é da invasão espanhola!"
(Bom agora q a crise tb já lá rebentou, vai na volta já n faz sentido, mas n faz mal, andou um seculo actualizado o Eça, ahhh valente !)
Cá por mim podem é fazer cá uma ETA ou assim, isto n vai lá sem sangue.
Revolução dos cravos, HUMMPFFFF
Encher o cu a gulosos foi o q foi!
O ideal foi giro, muito humano e tal... mas n me venham com merdas, foi uma excelente forma de encavar ainda mais o país. Houve coisas boas, facto... mas tb levou a que isto se tornasse uma Républica das bananas. E não me venham dizer q temos uma Democracia jovem, temos os jovens mais desinteressados da politica da Europa, bom mas isso já são outros 500paus.

Não duvido q a reflexão seja diferente man, mas o comportamento Humano é muito semelhante no Planeta...
Daí questionar como são os Angolanos...
Há povos q evoluem bem, e povos q evoluem bem mal...

Rocket disse...

toyinha

eu sei amiga, leio o que escreves. nessas idades as coisas são mais bonitas, mas depois começa-se a entrar na idade do pessimismo geral....


tu também tens de vir cá ehehehehe

beijinhos bués

Rocket disse...

ambush

os jovens desinteressam-se não por política, mas pelos partidos daí que náo interessam ao menino jesus...

os angolanos são autênticos, alegres, e positivos... mas não possuem o meu adorado sentido de ironia...

beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Tens que deixar de ser tão puro, meu amigo... acho que ele queria beber de outra garrafa tua...
;o)

(brincadeira parva) Há muito tempo que não te lia tão inspirado (não o post. consegue-se é ler o brilho nos teus olhos!)

Abraço

apenas um gajo... disse...

Andam a aprender, e com tempo e dinheiro hão-de atingir a inércia dos europeus...
Ciclos!!!!

Um grande abraço

Tá-se bem! disse...

Ora aí está uma grande verdade!

Mas para desejar beber dessa água há que encontrar uma boa fonte!

E tu és essa fonte meu amigo!

Abração cheio de orgulho :)

Sun Iou Miou disse...

Escolher "água" como metáfora de conhecimento não podia ser mais acertado.

Parabéns

Sandra. disse...

:))

desde q seja áuguinha boa e fresca e limpinha de qq tipo de germes pq naum??

xinhinhus pa tu da lua

Parisiense disse...

Oh lindo o que eu quiz dizer com "o que dás com uma mão receberás com a outra" é que em troca, terás um sorriso, um obrigado, um reconhecimento......enfim sentirás que não foi em vão a tua dedicação.
Não sou materialista e como tal quando falo é sempre no sentido do sentimento seja ele de gratidão, de apoio, de amizade, de amor.....

Beijokitas e um bom dia para ti.

DALAPA disse...

É bom quando assim é......

Motiva....

xi

Anónimo disse...

Ainda bem que estás disposto a dar de beber, a essa gente toda!
É muito bom para ti e para eles!Beber dessa água , fortalece a mente ,o espirito e até o corpo!
Aqui em Portugal, a maior parte das pessoas, têm medo de morrerem afogadas!
Fala-se muito em novas oportunidades mas são poucos os que as aproveitam ,ou se sentem motivados para isso!
Beijinhos

Li disse...

Ainda bem que assim é...infelizmente aqu em Portugal está tudo a ver quem sabe mais que o outro, para ver quem é que hão-de despedir para que o seu lugar não fique em risco e não deixam progredir ninguém...os que estão lá em cima é que sabem e, até são capazes de ensinar mal para que o aprendiz fique manchado...é muito triste...
Pelo menos aí o ambiente é diferente e a ajuda mútua é possível...ainda bem...fico contente por ti...:D

bjitos

Coragem disse...

É quase preciso, não se ter nada, para se dar valor a tudo, não é?

beijo miudo

Rocket disse...

sorrisos

mal vi que tinhas um comentário pensei logo em algo do género... e não falhei, seu...previsível.
deixa estar, eu é que sou mesmo bom nisto... ehehe...

mas, em relação ao resto, tens razão não existe nada mais motivante que motivar outros.

abração

Rocket disse...

apenas um gajo

este europeu nada tem de inerte...ehehe

abração

Rocket disse...

tá-se bem

tu és generoso na apreciação pessoal, meu amigo.

abração

Rocket disse...

sun iou miou

não fui eu que a proferi...

mas é esse o sentido.

bejinhos

Rocket disse...

sandra

é a que se arranja...lol

xinhunhus

Rocket disse...

parisiense

eu por acaso até sou materialista, quando vejo que a massa não me chega, eh eh,
mas durante o trabalho nunca penso nisso...

beijinhos

Rocket disse...

dalapa

é mesmo!

abração

Rocket disse...

miriamdomar

a desmotivação em portugal é brutal...


beijinhos

Rocket disse...

lilipat2008

é o que afirmo no texto...em portugal existe uma chefia do cadeirão...muitos ensinam mas têm medo, porque no fim de contas... até nem sabem tanto...

brijinhos

Rocket disse...

coragem

não te iludas...são todos licenciados e chegar onde chegaram não foi fácil...

bejus moça

Pearl disse...

É um gosto ler-te devido ao teu entusiasmo!

beijos motivantes

Leonor disse...

Para quem quer crescer, encontrar alguém como tu, enfim, é a tal da cumbersa do efeito de código postal ... é meio caminho andado ... mas isso digo eu, sabe-se lá porquê...
:)
Beijuka grandeeeeeee mano

(in)confessada disse...

por tudo isso, é um verdadeiro prazer ler-te

Sun Iou Miou disse...

Eu percebi, Rocket. Não proferiste tu, mas foi a ti dirigida a frase. De ai os meus parabéns a ti.

(Quando me expresso em estilo telegrama, ninguém me entende.)

Rocket disse...

pearl

espero que seja contagiante, quando saí daí o pais estava a arrastar-se...

beijinho no pulso

Rocket disse...

mlee

um fermento, eu? ok...pode ser ...ehehehehe

adro pessoas e tu sabes disso.

um beijo enorme, enorme, mana

Rocket disse...

(in)confessada

ainda bem que gostas, sinto-me priviligiado por estar no meio destes acontecimentos.

beijos

Rocket disse...

sun iou miou

eu também percebi...não sei é lidar muito bem com elogios...ehehehe

beijinhos

Anónimo disse...

Rocket,

Essa atitude, de passar know-how para quem trabalha connosco é fantástica.

Na minha empresa, quando recrutamos e dizemos que passamos o que sabemos para eles, pois os nossos recursos são os nossos activos, vejo pels carinhas que não acreditam.

Ao fim de três meses de trabalho dizem:
- Espectacular!.. Nunca me tinha acontecido. Noutros lados fecham-se nas quintinhas e não partilham nada com ninguém.

Um gandabraço

Safira disse...

Oh captain, my captain...

Não precisas de uma secretária? ;)
Beijos

Rocket disse...

tretoso mor

ser um líder é uma ciência... e aprende-se, como tudo. em portugal não se trabalha em equipa, trabalha-se em turba, e não se lidera...chefia-se...é lamentável...

abração

Rocket disse...

sapphire

como tu... não, só uma feia. vim práqi para trabalhar : )

bjinhauuu

João Roque disse...

Este é um post exemplar; começa no título e foto, completamente apropriados; depois partilhas connosco o que é realmente o projecto em que estás inserido, e embora não seja demasiado curioso, fiquei satisfeito de saber a área e as tuas responsabilidades, que me parecem grandes; há ainda o entusiasmo como falas dele, o optimismo e a alegria de estar a contribuir para a construção de um mundo melhor; e finalmente, o entusiasmo dessa gente em saber, aprender, conhecer, que é um exemplp a este "velho mundo" cheio de conhecimentos e coisas boas, sem dúvida, mas também abarrotado de "vícios" e maus exemplos.
Parabéns, meu caro, por tudo isso.
Abração.

Rocket disse...

pinguim

obrigado, spero de alguma forma contagiar pela positiva...

abração